Calendário Flamenco 2018 - Mês de Janeiro

Oi, pessoal!

Como havíamos comentado no post anterior feito aqui no blog, iremos dividir com vocês a cada mês um pouquinho sobre o processo de preparação do nosso Calendário Flamenco 2018, e sobre como escolhemos as fotos e as letras de música para acompanhá-las.

Este calendário foi pensado para trazer para perto de cada um de nós um pouquinho da Andalucía e, em especial, detalhes e lugares de memória flamenca carregadas de simbolismo para quem ama esta arte e esta cultura.

Para o mês de janeiro, pensamos em uma fotografia que nos trouxesse a algum tipo de leveza, típica dessa época do ano - período em que fazemos planos importantes para os meses seguintes, sonhamos com mudanças e desejamos começar antigos projetos.

Por isso, escolhemos o abanico, ou, em português, o leque. Este, em cores suaves, com pequenas flores adornando o seu centro, nos remete à paz e à serenidade tão buscadas durante o início de cada ciclo.

Foto: Nick El-moor
No flamenco, o leque está fortemente associado à feminilidade e à graciosidade. E, para compor este quadro, nada mais bonito do que a letra de uma Alegría, cante que trás um pouco dos ares de Cádiz, seu sal e seu mar.


As Alegrías fazem parte do grupo das Cantiñas e, no flamenco, são comumente acompanhadas pela guitarra, cante, palmas e, na grande maioria das vezes, pela dança! Os bailes, repletos de vivacidade, podem ser executados com acessórios variados, tais como o abanico, o mantón e a bata de cola. Esse estilo transmite energia e vitalidade, e a letra escolhida reforça a noção de que o início do ano é propício para semearmos bons projetos para termos boas colheitas!


“Las cautivaba el mes de enero
a todas las flores del año
en llegando el mes de abril
salían de su cautiverio”

Uma das intérpretes que eternizaram esta letra tão linda foi a sevillana Pastora Pavón Cruz, artisticamente conhecida como Niña de los Peines. Esta cantaora escreveu sua história cantando com paixão e criatividade. Pastora nasceu na famosa Alameda de Hércules em Sevilla e ali cantou nos principais Cafés Cantantes do início do século XX.

Dona de uma das mais importantes vozes flamencas que já existiram, esta gitana encantou muita gente, entre elas o famoso escritor granadino Federico García Lorca, que sobre ela escreveu:

"Jugaba con su voz de sombra, con su voz de estaño fundido, con su voz cubierta de musgo".

Niña de los Peines pintada por Julio Romero Torres

E foi com um trecho de sua famosa Alegría, "De Sevilla a Cádiz", que abrimos nosso calendário flamenco 2018, desejando um mês de janeiro repleto de boas vibrações para que possamos realizar muita coisa bonita e bacana ao longo deste ano!


Para saber mais sobre este projeto, continue visitando nosso blog e não deixe de adquirir seu calendário flamenco 2018! Ele está lindo de viver e seu apoio é fundamental para seguirmos promovendo a cultura flamenca de forma independente e com qualidade! Acesse nosso site para saber sobre como encomendar


Comentários