Nomes do Flamenco - Matilde Coral

Matilde Coral. Matilde Corrales González (Sevilla, 1935). Bailaora
Única personalidade a quem foi concedida a “Chave de Ouro do Baile”, em 1975. Tem também outros prêmios de primeira ordem: dois nacionais de Córdoba, o Pilar López e o Encarnación López la Argentinita (1967); e o Nacional de Baile da Cátedra de Flamencología - o mesmo que havia recebido com Los Bolecos quase uma década antes. Em 1955 trabalhava no tablado El Guajiro, onde conheceu seu marido Rafael el Negro. Trabalhou também muito jovem com Pastora Império, o que marcou para sempre a sua arte: "Era uma mulher única em tudo; no gênio, na figura (...) às vezes não necessitava bailar, só os seus braços eram pura dança....".
Desde 1967, ano em que fundou sua primeira academia de baile, tem alternado o ensino com sua profissão de bailaora, que atualmente já quase não exerce. Fez filmes. É professora titulada pelo Conservatorio de Arte Dramático y Danza de Córdoba. Atuar como professora a encanta, porque, como ela mesma disse, afaga seu trabalho. A escola sevilhana de baile tem nela talvez a mais esforçada reivindicadora, sendo essa também a escola dentro da qual forma seus alunos: plasticidade e señorío sobre tanta força hoje que tem reinado nos jovens bailaores.
No Youtube é possível encontrar alguns vídeos excelentes da Matilde Coral! Entretanto, escolhi para postar aqui um clássico! A cena em que ela baila por Alegrías entre suas alunas no filme Flamenco, do Carlos Saura.



Comentários

Renata El-moor disse…
Simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA! Essa bailaora merece toda nossa reverência! É uma lenda viva!