Nomes do Flamenco - Javier Barón

Pouca gente fala dele por aqui, mas Javier Barón é simplesmente um bailaor flamenco completo. Nascido em 1963, este sevilhano dança desde muito jovem, tendo recebido, aos 14 anos, uma menção especial no VIII Concurso Nacional de Córdoba. Anos mais tarde, Barón ganharia prêmios tais como o "Gente Joven" (da TV espanhola) e "Giraldillo del Baile" (Bienal de Sevilha, 1988) e Prêmio Nacional da Dança 2008.
Dentre os grandes nomes com quem Javier Barón dividiu o palco, estão Antonio Gades, Sara Baras e Isabel Bayón.
Como somos fãs assumidas (há anos), na OF existem disponíveis algumas gravações desse fantástico bailaor em VHS, a partir de vídeos transmitidos pela TVE na década de 1990. Tentaremos digitalizá-las para disponibilizar para os alunos da escola em nosso blog. Mas, enquanto isso, é possível assistir um pouquinho de seu baile no youtube, em registros como esse aqui, que é simplesmente fantástico (especialmente porque o saudoso Chano Lobato é quem o acompanha no cante e porque se trata de uma homenagem a Camarón de la Isla):

Por fim, gostaríamos de deixar uma última dica: na semana passada, Javier Barón concedeu uma entrevista ao esflamenco.com e vale pena passar lá para dar uma olhada. Destacamos aqui um trecho em que ele responde a uma pergunta sobre a excessiva importância que tem sido dada ao sapateado nos últimos anos.

"Sí, así es. Y eso es algo que acaba convirtiendo al baile en algo repetitivo y aburrido. No hay una elaboración de una coreografía, de unos movimientos nuevos y diferentes. Lo del zapateado y el paso es repetir, repetir y repetir. Claro que puedes tener tus momentos, pero de ahí tienes que volver a las líneas y a la composición. Cuando yo empezaba no era así, te paraban. Los maestros te decían: 'hazme poca cosa pero buena. Mucho y malo es pérdida de tiempo'. Con los años te das cuenta de la razón que tenían."

Comentários

giovana disse…
Como é bom ver pessoas centradas, que valorizam de verdade essa grande arte que é o flamenco. Adorei os trechos em que ele fala que a teoria também é fundamental e descreve um pouco a forma como ajuda os alunos a interpretarem de fato a coreografia, não apenas repetirem os passos.
Valeu demais pela dica, Pat!!!!
bjinho