Classificação dos Palos

Os Palos Flamencos

No Flamenco podemos listar cerca de quarentas tipos de cantes (palos), muitos dos quais com muitas outras variações. Estudos mostram que no conjunto da arte flamenca, é possível falar em mais de 500 cantes.

Porém, apesar no grande número de cantes, é possível apresentar, para fins de estudos, alguns tipos de classificações utilizadas por especialistas. Essas classificações podem levar em consideração fatores como história, origem, região, estrutura rítmica, entre outros.

Uma forma bastante simples de classificar os palos flamencos é agrupá-los em:

Cante Jondo ou grande: estilo flamenco que está ligado à dor, lamento, amor, tristeza e morte. Engloba música e dança de caráter solene, de extrema gravidade, carregada até mesmo de uma certa fatalidade. Nesse estilo, se encontram as formas musicais mais antigas do flamenco, como as Soleares, as Siguiryas, os Martinetes.
Cante Chico: Danças mais leves, picantes, alegres e sedutoras, como as Sevillanas, as Alegrias, Bulerias, Tangos, etc...
• Há ainda alguns estudiosos que classificam um terceiro estilo, o Intermedio, entre o Cante Chico e o Cante Jondo. Aí, estariam os Tientos, as Granadinas, as Peteneras, entre outros.

Há estudiosos que propõem uma outra classificação, em quatro grandes categorías:

Cantes flamencos básicos: Neste grupo estão as bases do flamenco: siguiriya, soleá, toná y tango. As quatro modalidades têm em comum o fato de serem consideradas puras e integralmente “gitanas”.

Cantes flamencos variantes dos básicos: Neste grupo estão os palos derivados ou influenciados pelos cantes puros. Por exemplo, as alegrias. Estes cantes são denominados gitano-andaluzes.
- Parentesco com siguiriya: livianas y serranas.
- Parentesco com a soleá: polo, bulerías, caña, alboreá, romance.
- Influência/semelhança com a soleá: cantiñas gaditanas, alegrías, romeras, mirabrás, caracoles y toda la gama de cantiñas en general.
- Parentesco com a toná: saetas.

Cantes flamencos derivados do fandango andaluz.

Cantes folclóricos (regionais) aflamencados:
- Aflamencados de origen andaluza: peteneras, sevillanas, nanas, villancicos, campanilleros, bambas, trilleras, pajaronas, temporeras, marianas.
- Aflamencados de origen galaico-asturiana: farrucas y garrotines.
- Aflamencados de origen hispano-americana: guajiras, colombianas, habaneras, milongas, vidalitas y rumbas .

É muito comum, ainda, estudiosos organizarem os palos na forma de uma árvore, que pode ser montada de diferentes maneiras - algumas vezes distribuindo os cantes por origem, outras vezes por semelhanças rítmicas. Para conhecer alguns exemplos, clique aqui.

Comentários

Prefiro um Livro disse…
Que aula!! :)
Adorei!!