Nomes do Flamenco - Merche Esmeralda

Merche Esmeralda (Sevilha, 1947)

Iniciou no cante e no baile ainda criança, na academia sevilhana de Adelita Domingo. Profissionalizou-se como bailarina em espetáculos de baile clássico espanhol. Ao mesmo tempo, estreou como bailaora nos tablados Duende (Madri) e El Guajiro (Sevilha). Passou por todos os festivais flamencos andaluzes e recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Nacional de Baile no Concurso Nacional de Córdoba, em 1968 e o título de Dama da Orden Jonda y Catedrática de Flamencología em Jerez de la Frontera.

Com um baile extremamente feminino, cheio de voltas quebradas e movimentos de braços levíssimos, imprimiu um estilo próprio ao flamenco. Já dançaram em espetáculos montados por Merche Esmeralda artistas famosos como Sara Baras, Eva Yerbabuena, Rafael Campallo, Adela Campallo, Manolo Marin e Javier Baron.

“Todo mundo quer bailar igual, mas não é possível porque não somos iguais”.
(Merche Esmeralda)










Comentários

giovana disse…
Esses bailes da Merche são inesquecíveis. Acho que basta vê-los uma vez pra virarem referência. A sevillana é sensacional, a guajira é linda de mais e eu amo esse tangos, só tem que dar o "desconto" para o vestido, né?! rsrsrsrs
Gracias, Pat
Patrícia disse…
Eu também adoro ver a Merche bailando por Tangos!! Quanto aire! Agora, essa roupa.... kkkkkkkk