Lorca e o Flamenco

Este post é dedicado ao pessoal que está participando dos cursos desta semana na OF!


Tanto na turma de cultura quanto na de expressão corporal, Garcia Lorca foi mencionado algumas vezes nos últimos dias. Impossível deixar de se emocionar com este maravilhoso poeta granadino! 
Eu tenho um verdadeiro fascínio por ele e pela forma como o flamenco foi tratado em vários de seus escritos! Aos interessados fica a dica: pesquisem, leiam e mergulhem no universo de Lorca! Vocês verão como ele é fantástico e como podemos aprender sobre o flamenco por meio de sua obra! 

Para vocês aprofundarem seus estudos, aí vão outras sugestões!


"Los grandes artistas del sur de España, gitanos o flamencos, ya canten, ya bailen, ya toquen, saben que no es posible ninguna emoción sin la llegada del duende. Ellos engañan a la gente y pueden dar sensación de duende sin haberlo, como os engañan todos los días autores o pintores o modistas literarios sin duende; pero basta fijarse un poco, y no dejarse llevar por la indiferencia, para descubrir la trampa y hacerle huir con su burdo artificio".

Federico García Lorca em Teoría y juego del duende


Aqui estão alguns exemplos de como Federico García Lorca foi imortalizado no Flamenco...







Comentários

Rayra Penedo disse…
Sou grandissima admiradora de Lorca, suas teorias e sua coragem "de toro". O Lorca sempre me inspirou, sou fa de carteirinha.
Prefiro um Livro disse…
Um dos responsáveis por cultivar o amor ao flamenco no meu coração... antes de começar a estudar mais flamenco, Lorca já era um companheiro de cabeceira... apaixonante e inspirador!