E se foi Moraíto Chico...


A notícia ontem varreu os murais e blogs dos flamencos de todo o mundo. A precoce ida do grande guitarrista flamenco Moraíto Chico, que sucumbiu a uma grave doença nos pulmões, a mesma que o havia afastado dos palcos desde o início de 2011, ainda não foi digerida por nenhum daqueles que o admiravam. Eu sou uma dessas pessoas. Sempre o considerei único e lamentava o fato de que poucos o conheciam aqui no Brasil. A cada votação ou concurso organizado para eleger os melhores artistas flamencos da atualidade, eu não titubeava: Moraíto Chico era a resposta. Flamenco com gosto de festa, de autenticidade, de verdade, de coração. Flamenco assim que me arrebatou há quase 20 anos e que me faz renovar esse amor a cada dia, época em que o "impressionar", infelizmente, anda mais valorizado do que o "emocionar". Porém, Moraíto, este sim emocionava, tocava o fundo da alma. E certamente continuará emocionando, pois deixou um legado indelével nessa história tão linda. 
Viva Moraíto! Viva Jerez! Viva o Flamenco!!!
Patrícia El-moor

Aproveito para postar aqui outras duas lindíssimas homenagens a este grande guitarrista. Ambas de encher os olhos de lágrimas tamanha a emoção transmitida por aqueles que, assim como eu, admiram Moraíto!

Obrigada a ambos por terem compartilhado textos tão cheios de vida e paixão, como Moraíto merece!

Estimados amigos cabales o no tan cabales así,
Há aproximadamente cinco horas todos os grandes artistas gitanos se reuniram em Santiago para dar o último adeus ao grande maestro Moraíto. Hoje pela manhã conversei com seu cunhado Rafa Junquera, que não pode explicar o estado de tristeza e consternação que se encontra toda Jerez de La Frontera.  As cicatrizes dessa perda serão mais profundas do que se pode imaginar, o nos leva a refletir a respeito do papel de cada um, de cada amante, aficionado, profissional, estudioso da arte gitana. Muito mais do que uma figura simpatissíssima ou de um artista genial, Moraíto teve um papel estético e social na história do flamenco talvez comparável talvez apenas aos ecos gigantes de Tomás e Pastora Pavón, Antonio Mairena, Manuela Carrasco e Farruquito, todos artistas que mostraram ao mundo que a genialidade caminhava lado a lado com a espontaniedade, com o respeito à tradição e ao puro. Com um trabalho semelhante, Moraíto, através de sua guitarra que foi única e primeva ao propor um toque simples, limpo, cheio de peso e gitaneria, livre de virtuosismos e, como dizia Paco de Lucia, se voltava para coração, defendeu com luvas brancas a ação malígna dos fascínoras, dos "vendilhões do templo". Muito além disso, produziu, colaborou, revelou ao mundo uma infinidade de artistas que vinham com esse propósito e o resultado está aí pra que todos vejam. Acompanho a aficción há vinte e dois anos e digo por experiência própria que em 1996 por exemplo, a esperança no futuro do flamenco era nula. Hoje, contra todos os prognósticos, os artistas que enchem platéias são Luís El Zambo, Montse Cortés, El Carpeta, Aurora Vargas, Remédios Amaya, Farru, Farruquito, Manuel Carrasco, Juana la del Pipa, La Farruca, El Torta, Manuel Moneo, Moi de Morón, Pepe Torres... todos puros, todos espontâneos, todos sinceros, todos verdadeiros. A verdade venceu a fusão e ninguém será capaz de calcular a importância que Moraíto teve para que isso ocorresse. O maestro se foi! A consciência nos pesa pelo pouco que fizemos por ele, mas seu legado nos conclama a continuar sua luta. Os gitanos sempre nos deram tanto, e o mínimo que podemos fazer é lutar com respeito à pureza que eles nos deram. Abracemos os maestros gitanos, demos ouvidos a seus conselhos escutemos, escutemos, escutemos...Como homenagem à arte de escutar, segue uma lição de maestro Moraito, em uma música onde o protagonista é o silêncio. E, por incrível que pareça, do silência nasce o divertido, o swingado, o festero. Olé, Moraíto! No sé pué tocá más gitano...Com os olhos cheios de lágrimas, que não secam desde ontem, clamo pela ajuda de todos, te amamos Hasta siempre Gran Maestro!!!!!!!!!
Júlio Fernandes (La Fragua - Belo Horizonte)


Luto en el mundo del flamenco: se nos ha muerto el gran Moraíto Chico

Publicado originalmente no blog La Gazapera

Son las once de la mañana. Acaba de darme la noticia un querido amigo, Gonzalo López Nieto. Ha muerto el guitarrista jerezano Moraíto Chico, que llevaba meses luchando contra un cáncer de pulmón. Fue El Chícharo quien me dijo hace dos semanas, en el Gazpacho Andaluz de Morón de la Frontera, que estaba ingresado en el Hospital de Jerez y que la cosa pintaba muy mal. Ha muerto esta mañana, sobre las 10.30 horas, por encharcamiento pulmonar. Menudo mazazo. Todavía lloramos la marcha de Fernando Terremoto y ahora, sin habernos repuesto aún, se nos acaba de ir Moraíto Chico, el genio de la guitarra de Jerez y una de las mejores personas que andaban por el flamenco. En el pasado festival de Nimes tuve la suerte de escuchar su fantástico concierto y de darle un abrazo. Ahora se nos ha ido. Me falta el aire. Los años hacen que nos vayamos acostumbrando a la muerte de los seres queridos, pero hay muertes que nos tumban. La de Moraíto Chico me ha destrozado el corazón porque quería mucho a este gitano artista, genio del toque jerezano, persona de gracia y, sobre todo, ser humano sin parangón. Conocía el alcance de su grave enfermedad y esperaba el fatal desenlace de un momento a otro. Esta mañana, el entrañable amigo Gonzalo López Nieto me mandaba un escueto mensaje al móvil comunicándome la luctuosa noticia: “Ha muerto Moraíto”. Tenía sólo 54 años, joder. No hay derecho. Se ha ido, además, como era el genio del barrio de Santiago de Jerez: con la misma humildad con la que ha vivido siempre. La humildad no se aprende en una academia, es algo que te pega tu madre en la piel cuando te trae al mundo, como te pega su sangre. Morao era un ser humano de una sencillez y una ternura increíbles. Todavía siento el calor de su cuerpo, del abrazo que nos dimos en el pasado Festival de Nimes, una vez que había acabado su fantástico concierto. Estábamos cenando en la Casa Blanca y alguien me dijo que quería verme, que entrara donde estaba cenando con algunos amigos y compañeros. Estaba feliz porque sabía que había dado un concierto histórico, aunque no imaginaría que sería el último, su última gran lección de flamenco, sin trampas ni cartón. ¿O sí lo sabía? La Gazapera está que echa humo, con centenares de entradas desde todo el mundo. Todo ha sido colgar la noticia de esta irreparable pérdida y parece que miles de personas la estaban esperando. Esta muerte nos va a dar la puntilla, pero habrá que sacar fuerzas de donde sea para estar mañana en Jerez y darle el último adiós a Moraíto de Jerez y un abrazo a sus familiares, sobre todo a su hijo Diego, que ahora tendrá que tirar de la familia y encargarse de que el toque de su padre no muera jamás. Será enterrado mañana, a las 12.00 horas, en el Cementerio Municipal de Jerez. Descansa en paz, amigo del alma, pedazo de pan bendito, artista. “El guitarrista más flamenco de la historia”, según acaba de decir el también artista jerezano Paco Cepero.

Manuel Bohórquez

Comentários

Prefiro um Livro disse…
"Hasta siempre, Gran Maestro!!"