Palos do 2º Semestre - Campanilleros
Continuando na divulgação de material de estudo para ajudar alunos e alunas da Oficina Flamenca a decidirem qual/quais bailes irão fazer no 2º semestre de 2012, a OF fez um novo post, dessa vez dedicado aos Campanilleros.
Originalmente, campanillero era o nome dado aos músicos tradicionais de Andaluzia, parte da Extremadura e de Castilla-La Macha que entoavam canções de caráter religioso com acompanhamento de violão, sinos e outros instrumentos.
Mais recentemente, este também foi o nome dado ao gênero aflamencado, procedente de Sevilla, que é marcado por letras religiosas, por ser realizado em um ato cristão conhecido como Rosario de la Aurora.
É raro ver pessoas bailando campanilleros, porém, a coleção Escuela de Flamenco o incluiu como palo para ser praticado por estudantes, tanto de dança, quanto cante ou toque.
A coreografia criada para este cante possui grau de dificuldade baixo, sendo incrementada pelo toque das castanholas, as quais acompanham partes da música. As pessoas que se inscreverem neste baile, terão como desafios:
- Conciliar toque de castanholas e dança;
- Aprimorar a coordenação motora e a consciência rítmica;
- Desenvolver sua expressão corporal, com destaque para a graciosidade dos movimentos.
As aulas de Campanilleros podem ser feitas por alunos e alunas que já possuam, pelo menos, 1 semestre de dança e que, preferencialmente, já saibam tocar castanholas. As turmas são: 2as e 4as das 19 às 20 na Asa Norte, e às 3as e 5as das 19 às 20 no Setor Sudoeste.
Comentários