Palos do 2º Semestre: Guajira

A fim de ajudar alunos e alunas da Oficina Flamenca a montarem sua grade horária no 2º semestre de 2012, dedicamos este post à Guajira.

A Guajira é uma versão flamenca de um ritmo cubano de mesmo nome, fazendo parte dos cantes conhecidos como “cantes de ida y vuelta”, sendo entre esses, um dos de maior difusão. Dizem que foram trazidas para a Espanha no século XVI, por soldados espanhóis que voltavam da conquista. Uma boa parte dos seus versos trata de Cuba e dos cubanos, geralmente de uma forma superficial.

Também conhecidas como um cante de ida y vuelta, as Guajiras se originaram a partir de um gênero cubano denominado “punto”, ou “Punto de La Habana”, como era chamada na Espanha. O “aflamencamento” desses elementos cubanos acabaram por cristalizar, a meados do século XIX, num tipo de composição musical que se passou a chamar de Guajira.

Seu compasso é de 12 tempos, cujo padrão segue a seguinte acentuação:

12 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 

O baile é de caráter feminino, repleto de paseíllos, vueltas, marcajes, acompanhados muitas vezes por abanicos (leques) ou mantón (xale).  As alunas que optarem por aprender guajiras este semestre, encontrarão um baile com grau de dificuldade médio, com duração de quase 7 minutos. Terão ainda como desafios:

- Aprimoramento da consciência  rítmica e da coordenação motora
- Ênfase na graciosidade e leveza dos movimentos
- Memorização de escobillas relativamente longas

Neste segundo semestre de 2012, a Guajira poderá ser feita na asa norte, às 3as e 5as das 20 às 21 horas.


 

Comentários