Palos do 2º Semestre - Mirabrás

Hoje começaremos com as Mirabrás, cante de Cádiz, provavelmente originário da cidade de Sanlúcar de Barrameda. É pertencente à mesma família das Cantiñas, primo das Alegrías, Romeras, Rosas e Caracoles. Seu compasso é de 12 tempos, ou, em linguagem musical, 3 x 4.
O palo não possui origem cigana e há teorias que sugerem que ele proceda do “cancionero popular” andaluz. Quanto ao nome, também é incerta sua origem. Pode tanto ser um corrupção fonética da expressão "mira, Blas” ou de "mira y verás".
Entre as outras teorias a respeito do cante, destaca-se a do poeta Ricardo Molina em “Mundo y formas del cante flamenco”, onde ele sugere Mirabrás poderia ser uma adaptação flamenca de algumas canções popularizadas em Cádiz durante as primeiras Cortes Españolas (1812), pois a letra mais conhecida fala sobre um comportamento de independência perante o rei.
"A mí no me importa que un rey me culpe,
si el pueblo es grande y me abona .
Voz del pueblo, voz del cielo…”
O fato é que as Mirabrás se caracterizam por ser um cante festivo e próprio para bailar. São vibrantes e alegres e o violão faz o acompanhamento com igual vivacidade!
O vídeo abaixo traz uma aula sobre o palo, com bastante informação interessante e o seguinte mostra uma interpretação clássica do baile, com a famosa bailaora Manuela Vargas!
O curso de Mirabrás no segundo semestre de 2012 possui grau de dificuldade médio. As pessoas inscritas neste baile terão como desafios:
- Conhecer ou aperfeiçoar o compasso de 12 tempos,
- Aprimorar sua consciência rítmica, além da percepção espacial e expressão corporal
- Memorizar um baile de tamanho médio - aprox. 6 minutos
- Trabalhar o sapateado com foco na precisão dos sons e subidas de velocidade
O curso de Mirabrás no segundo semestre de 2012 possui grau de dificuldade médio. As pessoas inscritas neste baile terão como desafios:
- Conhecer ou aperfeiçoar o compasso de 12 tempos,
- Aprimorar sua consciência rítmica, além da percepção espacial e expressão corporal
- Memorizar um baile de tamanho médio - aprox. 6 minutos
- Trabalhar o sapateado com foco na precisão dos sons e subidas de velocidade
Comentários