Palos do 2º Semestre - Mirabrás

Para ajudar alunos e alunas da Oficina Flamenca a decidirem qual/quais bailes irão fazer no 2º semestre de 2012, estamos dando início hoje a uma série de postagens sobre os palos que teremos durante os cursos nos próximos meses!

Hoje começaremos com as Mirabrás, cante de Cádiz, provavelmente originário da cidade de Sanlúcar de Barrameda. É pertencente à mesma família das Cantiñas, primo das Alegrías, Romeras, Rosas e Caracoles. Seu compasso é de 12 tempos, ou, em linguagem musical, 3 x 4.

O palo não possui origem cigana e há teorias que sugerem que ele proceda do “cancionero popular” andaluz. Quanto ao nome, também é incerta sua origem. Pode tanto ser um corrupção fonética da expressão "mira, Blas” ou de "mira y verás".

Entre as outras teorias a respeito do cante, destaca-se a do poeta Ricardo Molina em “Mundo y formas del cante flamenco”, onde ele sugere Mirabrás poderia ser uma adaptação flamenca de algumas canções popularizadas em Cádiz durante as primeiras Cortes Españolas (1812), pois a letra mais conhecida fala sobre um comportamento de independência perante o rei.

"A mí no me importa  que un rey me culpe, 
 si el pueblo es grande y me abona . 
 Voz del pueblo, voz del cielo…”

O fato é que as Mirabrás se caracterizam por ser um cante festivo e próprio para bailar. São vibrantes e alegres e o violão faz o acompanhamento com igual vivacidade!

O vídeo abaixo traz uma aula sobre o palo, com bastante informação interessante e o seguinte mostra uma interpretação clássica do baile, com a famosa bailaora Manuela Vargas!

O curso de Mirabrás no segundo semestre de 2012 possui grau de dificuldade médio. As pessoas inscritas neste baile terão como desafios:
- Conhecer ou aperfeiçoar o compasso de 12 tempos, 
- Aprimorar sua consciência rítmica, além da percepção espacial e expressão corporal
- Memorizar um baile de tamanho médio - aprox. 6 minutos
- Trabalhar o sapateado com foco na precisão dos sons e subidas de velocidade




Comentários