Palos do 2o semestre - Tangos

Para continuarmos orientando os/as alunos/as da OF a definirem seus horários, hoje falaremos um pouco sobre os tangos flamencos. Muita gente confunde este palo com o famoso tango argentino, porém, no flamenco, os tangos possuem uma característica própria e são bastante populares. Trata-se de um palo originário do  chamado “tango americano”, ritmo proveniente de Cuba e que possui forte influência dos ritmos africanos.

Os tangos chegaram à Andaluzia em meados do século XIX. Do ritmo americano original se originaram os tangos de Cadiz (depois Tanguillos) e os tangos americanos que incorporaram elementos flamencos e deram origem aos Tangos flamencos, como hoje são conhecidos.

Com compasso quaternário, os tangos são vivazes, cheios de energia e combinam muito bem com ambientes festivos e gitanos. Seu baile é bem marcado, com bastante uso das cadeiras, braços, palmas e saias.  Impossível alguém ficar parado ao escutar este palo tão empolgante!

Sua marcação segue o padrão 1 2 3 4.

Este é um baile com grau de dificuldade médio/médio-alto. As aulas serão ministradas aos sábados, das 9:30 às 11 na unidade da asa norte. As pessoas que fizerem tangos este semestre terão como principais desafios:
- trabalhar sua consciência rítmica;
- aprimorar a precisão e a velocidade dos passos, especialmente dos pés
- aperfeiçoar sua expressão corporal, dando um toque mais saleroso ao seu baile





Comentários