La Escuela Sevillana de Baile

Em novembro de 2012, o "Consejo de Gobierno" espanhol inscreveu no "Catálogo General del Patrimonio Histórico Andaluz" (CGPHA), como Bem de Interesse Cultural, a atividade de interesse etnológico denominada "Escuela Sevillana de Baile". 


A escola sevilhana de baile, que surgiu em torno de 1830, se caracteriza pelo protagonismo da mulher frente ao homem e, entre suas características, se destacam, entre outras coisas, a feminilidade e a postura. Maestras dessa arte foram várias, mas vale a pena lembrar de Pastora Imperio, que garantiu as primeiras bases para sedimentar esse estilo, e Matilde Coral, que o codificou, transmitiu e difundiu por meio do ensino da dança. Entre os traços mais chamativos estão a composição da figura, com a cabeça erguida, os ombros alinhados e a coluna ereta. Também são características do baile sevilhano a naturalidade, a elegância e plasticidade dos passos, o braceo harmonioso, os movimentos de ombros e "caderas", o rosto expressivo e o sapateado musical. Essa escola de baile também faz uso de elementos importantes como a bata de cola, o mantón, as castanholas e o "sombrero". 

Outros artistas que se destacaram profissionalmente na Escuela Sevillana de Baile: Pepa Montes, Milagros Mengíbar, Ana María Bueno, Loly Flores, Ana Moya, Merche Esmeralda e Isabel Bayón. Dentre os homens, vale a pena lembrar das marcas deixadas por Manuel Corrales González "El Mimbre" e Enrique Jiménez Mendoza, mais conhecido como Enrique El Cojo. El estilo, aprendido durante generaciones mediante transmisión oral, ha quedado fijado, entre otros documentos, en el código de la Escuela Sevillana de Flamenco redactado por Matilde Coral y Manuel Barrios. Aunque sigue practicándose por algunas bailaoras andaluzas, en los últimos tiempos ha comenzado a perder parte de sus elementos definitorios, como la riqueza gestual y, especialmente, la utilización de la bata de cola, que requiere un aprendizaje específico para su manejo.


Abaixo, alguns vídeos que valem a pena ser lembrados, que representam bem esse estilo artístico! :))



Comentários