Cultura Flamenca I: Teoria, história e contemporaneidades (novo curso)

Cultura Flamenca I: Teoria, história e contemporaneidades 



Apresentação do Curso: Este curso pretende oferecer elementos que estimulem o/a aluno/a a aprofundar cada vez mais seus conhecimentos acerca da cultura flamenca. Seria impossível esgotar todos os assuntos possíveis em um, dois ou três cursos. O flamenco é de uma riqueza histórica, artística e social tão grande que merece ser cultivado durante uma vida inteira, pois sempre podemos aprender e ensinar coisas diferentes. 

Como a carga horária mensal dos encontros presenciais é de apenas 4 horas, a sugestão é que os/as alunos/as participem das discussões virtuais, que serão propostas na página da Oficina Flamenca no Facebook (grupo fechado). Mas o importante é que todos reservem mais algumas horas semanais para que possam checar as referências que serão passadas nas aulas, pois o material é muito vasto e quanto mais estudamos, mais sentimos necessidade de irmos além. 



Quanto às 4 horas de aula que teremos por mês, a sugestão é que nesses 4 primeiros encontros, elas sejam distribuídas da seguinte forma: 
1 hora – Exibição de filme ou documentário + debates 
1 hora – Origem e raízes do flamenco / As etapas históricas do flamenco (1ª parte: Pré-flamencos, Bailes de Candil e os Cafés Cantantes) 
1 hora – As etapas históricas do flamenco (2ª parte: Da Ópera Flamenca ao período de Revitalização) 
1 hora – Seminário/Contribuições: Aprofundamento de 4 palos (teoria, história, métrica) 

Para as aulas mensais, a dinâmica será um pouco diferente. Deslocaremos as duas horas reservadas para Seminário/Contribuições dos alunos para o segundo encontro, que ocorrerá em outubro. Em contrapartida, o primeiro encontro antecipará setembro as duas horas sobre história e exibição de documentário que estavam previstas para outubro. 

Programa do 1º encontro mensal (07 de setembro) 
45 minutos - Dinâmica introdutória 
1 hora - Exibição de documentário + debate 
15 minutos - intervalo 
1 hora - Origem e raízes do flamenco 
1 hora - As etapas históricas do flamenco (principais características/ exibição de vídeos)

Caso você queira participar desse curso, entre em contato pelo telefone 3273-7374 ou por e-mail patricia.elmoor@gmail.com. O investimento de cada módulo mensal é de R$ 100,00 com desconto para alunos/as que estiverem inscritos em algum curso de baile na Oficina Flamenca (R$ 70,00). 

As aulas de terça-feira começaram dia 20 de agosto. No entanto, ainda há vagas. Caso alguém tenha interesse em se matricular nesse horário, poderá participar do encontro do dia 07 de setembro, como forma de compensar a ausência nas duas primeiras aulas. 

Comentários