"Encontros de Cultura Flamenca"

Gostaríamos de convidar tod@s @s alun@s da OF a participarem dessa oportunidade incrível de mergulhar ainda mais fundo na história do flamenco e nos principais temas da atualidade que cercam essa cultura e essa forma de viver!



Os Encontros de Cultura Flamenca oferecem um conteúdo complementar - e igualmente importante - às aulas de baile, que permitem com que @s aficionad@s aprofundem-se ainda mais nesta arte tão rica. 

As classes são preparadas a partir do vasto material acumulado pelas professoras da escola, ao longo desses 16 anos da OF, em suas idas constantes à Espanha para aprimoramento dos seus conhecimentos. 

Os encontros contam com exibições de filmes e documentários, leituras de textos, indicações bibliográficas e audiovisuais, além de debates em meio a muita descontração. 

Este semestre, eles ocorrerão em dois grupos: às terças às 19 horas e aos sábados, quinzenalmente, às 15 horas. Os encontros terão uma hora e duas horas de duração, respectivamente, e seguiremos o formato adotado em 2014, ou seja, a cada mês um módulo temático diferente.

A programação dos módulos será divulgada em breve. Enquanto isso, vocês podem ler um pouco da experiência de algumas alunas da escola que participaram da turma de cultura este ano:

Bruna Silveira

"Esse semestre tivemos aulas muito interessantes no nosso curso de cultura flamenca. Começamos falando sobre Teoria Musical, onde aprendemos sobre palma e compasso, vimos algumas das diversas árvores flamencas e suas diferenças, e tivemos uma aula prática sobre soniquete. 
No segundo mês falamos sobre "O Flamenco no Cinema" e foi uma delícia mergulhar nesse mundo, desde a era franquista até as belíssimas produções de Carlos Saura. 
No terceiro mês entramos num assunto que me encanta: berços do Flamenco na Espanha. Adoro ver as diferenças de bailes, palos e letras entre as cidades espanholas. 
Mas o módulo que mais mexeu comigo esse semestre foi o último, onde falamos do Flamenco como "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade". É muito interessante - para não dizer triste - como, mesmo depois da UNESCO ter declarado em 2010 o flamenco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, ainda existem tantas pessoas que acreditam que apenas os "gitanos" têm o domínio dessa arte. Vejo o flamenco como uma arte universal e me emociono quando vejo bailaores como Alfonso Losa defendendo essa mesma ideia.
Cada vez mais tenho certeza que as aulas de cultura têm que fazer parte da rotina de um bailaor ou aficionado. Os aprendizados adquiridos nestas aulas fazem toda a diferença na minha vida flamenca."

Cecília Favali

"Nas férias de julho de 2010, após meu primeiro semestre de OF, eu estava muito empolgada, então decidi fazer todos os intensivos! Sim, todos! No meio deles estava o de cultura flamenca que eu não fazia a mínima ideia do que se tratava. Eu achava que flamenco era algo simples, um único estilo, um único ritmo. Aí descobri todo um universo a ser compreendido e explorado. A cada intensivo ou semestre de cultura flamenco descobri as diversas nuances das cidades, dos palos, de bailaores e cantaores. O quanto é amplo e o quanto podemos sentir e viver o flamenco de forma distinta. Toda uma razão pela qual não se baila uma siguirya feliz nem uma guajira de cara amarrada.  Além disso, o que imagino ser o mais importante, o quanto o flamenco vem de dentro para fora em cada pessoa e como cada um sente essa arte de forma particular. Não há certo nem errado, melhor ou pior se você vive o flamenco de forma genuína e de coração. O quanto podemos nos aproximar das pessoas e compreender um pouco mais da história de cada um. Não que a pretensão seja um dia fazer parte de Ballet Nacional da Espanha mas que certamente nossas vidas podem ser mais plenas, tanto no sentir de momentos de alegria e tristeza que são extravasados ao bailar, ouvir, cantar e no convívio com as pessoas que são aficionadas e admiradoras dessa arte. O que você está esperando para fazer o curso de cultura?"

Stella Montalvão

"O curso de Cultura Flamenca teve um impacto muito grande para mim. Por estar iniciando no Flamenco, tudo foi muito novo e fascinante: poder entrar em contato com diversos palos, explorando um pouco o que os caracteriza, seu compasso próprio, suas origens e seus principais intérpretes, com certeza me fez compreender melhor o Flamenco como expressão artística. Já descobrir que o Flamenco se desdobra em estilos próprios em cada uma das principais cidades em que se desenvolveu, passando pela elegância e feminilidade de Sevilha, pela força telúrica de Granada e pela alegria espontânea de Jerez, e ainda poder compreender o que deu origem a essas diferenças, reconhecendo essas características que vão marcar o cante e o baile de cada uma desses espaços de expressão em apresentações de bailaores famosos foi uma experiência incrível.
Além disso, por conta de meu primeiro contato com o Flamenco ter se dado por meio de um filme de Carlos Saura, “Amor Bruxo”, estudar as relações entre Cinema e Flamenco foi um momento especial do curso para mim. Foi muito gratificante poder comentar, discutir e, assim, desenvolver um olhar crítico ao revisitar esse e outros filmes que já conhecia, compreendendo um pouco de como a representação do Flamenco mudou dentro do contexto político e cultural, o que certamente enriqueceu minha experiência com essas obras, permitindo-me construir novas leituras das mesmas."

Maiores informações sobre este e outros cursos pode ser obtidas por meio de contato telefônico (61 3273-7374), eletrônico (falecomoficinaflamenca@gmail.com) ou pessoalmente, na secretaria da escola: CLN 110 Bloco A lojas 73/77 subsolo.

Confira nossa grade de cursos de verão e cursos regulares clicando em:


Comentários