Curso virtual de Cultura Flamenca - novo módulo com inscrições abertas

"La Ruta Flamenca" é o curso virtual de Cultura Flamenca da OF neste primeiro semestre de 2016.

Este curso, que também é ministrado presencialmente na escola, tem como objetivo proporcionar, por meio de diferentes enfoques (tradicional, participativo e lúdico) um mergulho na cultura flamenca e no sistema musical a ela relacionado para que os alunos vivenciem o flamenco a partir de uma perspectiva integral e completa, levando em consideração a especificidade de vivermos em uma sociedade diferente da gitano-andaluza.



Para tanto, utilizaremos de diversos recursos bibliográficos, audiovisuais, materiais não impressos, tanto no nosso ambiente virtual (Plataforma Ning) quanto no Whatsapp, para que o curso seja conduzido dentro de uma dinâmica adaptada à rotina e aos hábitos do grupo.

"La Ruta Flamenca" foi o título escolhido para este curso considerando esta proposta uma espécie de caminhada que faremos em conjunto, onde serão apresentados os diversos aspectos culturais, musicais, históricos e sociais a respeito dessa forma de viver.

Aqui, iremos apresentar diferentes formas de organizarmos o sistema musical flamenco, dentre as quais pincelamos algumas das classificações mais conhecidas para seja possível mapear (ainda que seja impossível esgotar o tema), o conjunto de estilos que compõem este amplo universo.

Para cada grupo estudado (2 deles em cada módulo), iremos apontar os principais estilos, além de complementar o aprendizado com a apresentação de intérpretes que marcaram a história do flamenco, letras, exercícios de compás e debate sobre características do baile.

Cada módulo tem duração de 1 mês e as pessoas podem se inscrever em quantos módulos desejarem, pois os temas são independentes. 

Primeiro módulo: Cante jondo e Cantes festeros 1 (origem gitana) - já concluído (próxima turma em 15 de julho de 2016)
Segundo módulo: Cantes festeros 2 (folclore andaluz) e Cantes de levante (este módulo iniciará no dia 15 de maio)
Terceiro módulo: Cantes aflamencados (ida y vuelta, cantes de importación) e Cantes para bailar

Para que o curso seja bem aproveitado, é importante que vocês reservem algo em torno de 2 a 3 horas semanais para ler os textos aqui publicados, assistirem aos vídeos e escutarem os áudios. Mas, claro, no flamenco, para mergulhar efetivamente nessa cultura, é importante que as pessoas adquiram o hábito de escutar o cante e ler notícias relacionadas ao tema diariamente, pois somente assim os estilos se tornarão familiares.

O módulo 1 acaba de ser concluído e a partir de 15 de maio iniciaremos o módulo 2. Como as turmas são independentes, é possível que alunos e alunas matriculem-se nesta segunda etapa do curso, se assim desejarem. Para maiores informações sobre investimento e formato das aulas, pedimos que entrem em contato por e-mail escrevendo para falecom@oficinaflamenca.com.br.


Comentários