Flamenco no Cinema Quiz

Oi, pessoal! Aproveitando a animação dos intensivos de verão e o fato de que teremos um curso maravilhoso dedicado à história do flamenco no cinema rolando na escola semana que vem, a OF resolveu preparar um Quiz sobre o tema! Valendo prêmio!!!

As pessoas que gabaritarem o pequeno desafio concorrerão a um brinde super bacana: um lindo marcador de páginas, como o da foto abaixo.



Para isso, é importante que você deixe suas respostas no post que criamos em nossa página no Facebook. No domingo anunciaremos o resultado do sorteio e a partir de segunda será possível retirar o prêmio na OF a partir das 17 horas.

Preparadas/os? Então vamos lá!


1. A cena abaixo é de um famoso filme, que marcou a história do flamenco nos cinemas. Você sabe qual?


(a) Montoyas y Tarantos
(b) Los Tarantos
(c) Carmen
(d) El día que nací yo


2. Duende y Misterio del Flamenco é um filme dirigido por Edgar Nevile lançado em 1952. Nele, um lendário bailaor aparece ao lado de sua esposa, cantaora, que lamentavelmente viria a falecer precocemente pouco tempo depois. Quem é ele?

(a) Antonio el Bailarín
(b) Antonio Gades
(c) Farruco
(d) Mario Maya



3. Em 1983 Carlos Saura lançou um dos seus maiores clássicos, o filme "Carmen". Nele, Antonio, interpretado pelo bailaor Antonio Gades, vai acompanhado do guitarrista Paco, vivido por Paco de Lucía, a uma importante escola de flamenco em Madrid buscar uma bailaora para viver o papel principal da sua montagem. Qual é essa escola?

(a) Amor de Dios - Centro de Arte Flamenco y Danza Española
(b) Escuela de Flamenco y Danza Española Isabel Quintero
(c) Conservatorio Superior de Danza María de Ávila
(d) Fundación Cristina Heeren de Arte Flamenco



4. Lola Flores foi uma figura marcante na história do flamenco e da arte espanhola, pois, não apenas atuou em vários filmes, como cantava e bailava. Nascida em Jerez, esta artista possui em sua homenagem uma estátua no Bairro de San Miguel. Qual foi o filme em que Lola, também conhecida como "La Faraona", apareceu pela última vez?

(a) La Faraona
(b) María de la Ó
(c) Sevillanas
(d) Embrujo



5. Magdalena Nile del Río, conhecida na Espanha como Imperio Argentina, foi uma importante atriz e cantante, que atuou em diversos filmes, a maioria deles produzida no período franquista. A cena abaixo é de um dos longas mais famosos em que ela participou. Qual o título?

(a) Morena Clara
(b) Los Tarantos
(c) Flamenco, Flamenco
(d) Carmen la de Triana



6. El Amor Brujo, filme que faz parte da triologia flamenca dirigida por Carlos Saura na década de 1980, foi inspirador em uma obra musical que data de 1915. Seu autor, Manuel de Falla, a criou a pedido de uma bailaora da época, uma grande amiga. Seu nome é:

(a) Niña de los Peines
(b) Pilar López
(c) Pastora Imperio
(d) Rosario la Mejorana



7. O documentário Flamenco at 5:15, lançado nos anos 1980, foi dirigido e escrito por Cynthia Scott. Ambientado no Canadá, ele mostra o belo trabalho de uma professora de dança flamenca espanhola e seu esposo, um pianista apaixonado pelo flamenco, em ensinar estar arte para alunos do National Ballet School of Canada. Qual dos prêmios abaixo foi oferecido a este lindo filme?

(a) Palma de Ouro de curta-metragem do Festival de Cannes
(b) Oscar de melhor documentário de curta-metragem
(c) Goya de melhor filme documentário
(d) Urso de Ouro de melhor curta-metragem


8. Idealizado e dirigido pelas brasileiras Bianca dos Santos e Tatiana Guedes, o documentário Otras Flamencas traz entrevistas com bailaoras de vários países e que agora vivem na Espanha. Entre elas, uma argentina que esteve várias vezes no Brasil e deixou aqui muito de seus conhecimentos. Seu nome é:

(a) La Morah
(b) La Argentinita
(c) La China
(d) La Chimi



9. Vengo é um drama lançado em 2000 e que conta com a participação do bailaor Antonio Canales. Dirigido por Tony Gatlif, este filme também traz uma trilha sonora de tirar o fôlego. Entre os guitarristas que fazem participação no longa, podemos destacar:

(a) Tomatito
(b) Paco de Lucía
(c) Vicente Amigo
(d) Moraíto



10. Triana Pura y Pura é um documentário dirigido por Ricardo Pachón e lançado em 2013. Vencedor de prêmios importantes, o filme é todo produzido com imagens de 1983, ano em que:

(a) O Flamenco do bairro de Triana foi declarado Bem de Interesse Cultural da Andaluzia
(b) Ricardo Pachón voltou à Espanha após ter passado anos exilado do país
(c) Foi lançada a Bienal de Flamenco de Sevilla
(d) Famílias gitanas do Bairro de Triana reuniram-se para uma grande festa de despedida no teatro Lope de Vega de Sevilla



As respostas serão publicadas aqui no blog no dia 30 de janeiro, segunda-feira, data em que inicia nosso Curso de Flamenco no Cinema. Pessoas interessadas em participar do intensivo, que tem duração de uma semana, podem efetuar suas inscrições pelo telefone 3273-7374 ou na secretaria da escola das 17 às 21 horas de segunda a sexta, no endereço CLN 110 Bloco A lojas 73/77/81 subsolo.


Para conferir as respostas, dê uma olhadinha logo abaixo da imagem que segue:


Resposta do quiz - 1b, 2c, 3a, 4c, 5d, 6c, 7b, 8a, 9a, 10d


Comentários