Calendário Flamenco 2018 - Mês de fevereiro

Oi, pessoal! O carnaval passou, mas ainda estamos em fevereiro e, somente agora que finalizamos os cursos de verão na OF, é que estamos com tempinho para dar sequência aos posts referentes aos meses do nosso Calendário Flamenco 2018!

Fevereiro é daqueles meses em que quase todos parecem estar mais felizes do que o habitual. O ano ainda está no início, há a expectativa do feriado, a comilança das festas natalinas já passou e, pouco a pouco, a rotina parece querer voltar ao normal. O carnaval é uma data esperada por muita gente e em vários países. 

Aqui no Brasil é tempo de alegria, celebração, verão!!! Na Espanha não é verão, mas a alegria gaditana é contagiante, talvez porque a província conhecida como La Tacita de Plata é de uma leveza ímpar!!! Sem falar de sua beleza!

Em 1809, Lord Byron escreveu:

¡Cádiz, brillante Cádiz! Tú eres el primer lugar del mundo."

E assim, o Flamenco de Cádiz tem essa energia maravilhosa, seja por seus artistas, tais como Chano Lobato, Mariana Cornejo, La Perla de Cádiz, David Palomar e muitos outros, seja pelos estilos que ali se firmaram, entre eles as Alegrías, como esta que escolhemos para nosso calendário...

Alegrías
(Beni de Cádiz)

¿Por qué te tapas la cara
los días de carnaval?
siempre que yo a ti te miro
tú te pones colorá

tú te llamas Mercedes y tú Manuela
tú María del Carmen y tú Candela
y eres bonita, mi alma
bonita eres
la más bonita, mi alma
de las mujeres

se que te llamas Ana María
y por apellido Rosa
vale más tu dulce nombre
que el Pilar de Zaragoza

toma niña la esmeralda
que te la da un marinero
si no la quieres la cambias
por un barquito velero

que me lo tienes que dar
que me lo tienes que dar
el tacón de la bota
para taconear 

Linda, não? Se quiser escutar a música, dá um clique no link que deixamos lá embaixo, ao final do post! Vale a pena!!!

Para completar a sensação de graciosidade e frescura do mês de fevereiro, escolhemos como fotografia do calendário a fachada de um dos lugares flamencos mais queridos por nós que vamos a Sevilla todos os anos: La Casa de la Memoria. Um lugar mágico, instalado na Calle Cuna, não muito longe de onde ficavam os cafés cantantes sevillanos na segunda metade do século 19 e início do século 20. Um local que nos remete a outros tempos e onde podemos ver e ouvir flamenco da melhor qualidade, ainda que seja um espaço voltado, em grande parte, para turistas! As cores dessa foto feita por Nick Elmoor são tão deslumbrantes que não haveria melhor época para admirá-la do que no Carnaval. O que vocês acham? 



Aproveitamos para contar uma coisa super legal para quem ainda não tem o Calendário Flamenco deste ano! A OF está com uma super promoção e quem efetuar sua matrícula até final de fevereiro, se aderir ao plano semestral, poderá adquirir seu calendário com um desconto excelente, pagando apenas 30 reais. O que você está esperando para ir à escola e se inscrever em um dos nossos cursos? 

Te esperamos!!


 

Comentários

Unknown disse…
Que música linda! Fiquei encantada quando fui a La Casa de la memoria. É um lugar especial!