RomArchive, um site que merece ser visitado!

Um projeto iniciado em 2015 envolvendo 150 pessoas em 15 países e que juntou por três anos e meio cerca de 5.000 itens da cultura cigana, entre fotos, textos, vídeos e áudios, foi lançado em 24 janeiro de 2019 na forma de um acervo digital. 



O material reunido no RomArchive, como é chamada a iniciativa, foi separado em seções como dança, filmes, flamenco, literatura, música, teatro e drama, artes visuais, fotografia, movimento pelos direitos civis Romani e holocausto ('Vozes das Vítimas'). 

A curadoria do acervo coube a 14 pessoas, de nove países diferentes.

A ideia do projeto é criar uma narrativa sobre os ciganos contada pelos próprios integrantes da comunidade (o site tem sua versão em inglês, alemão e romani, o dialeto falado por eles). “Não são os ciganos que controlam sua imagem pública, mas os clichês, prerrogativas e imagens dos outros, na maioria dos povos. Eles sempre foram marcados por uma misto de fascinação e desdém”, diz nota divulgada pelo projeto. 

A intenção, portanto, é criar uma “contraposição positiva ou esclarecedora sobre a realidade e a cultura dos ciganos”. “A exclusão e o desprezo são revelados pelo fato de que as diversas culturas ciganas são amplamente ignoradas pelas instituições culturais europeias”, afirmam ainda os organizadores.

Se você deseja visitar diretamente a parte dedicada ao flamenco, clique aqui. Para acessar a página principal e a partir de então, navegar pelo site, o link é este: RomArchive. A leitura pode ser feita em inglês, alemão e romani.


Fonte: Nexo

Comentários