Cursos Temáticos OF 2º semestre 2019

Vamos entender melhor os cursos temáticos oferecidos pela OF? Preparamos um roteirinho explicativo para quem deseja entender o objetivo de cada uma dessas aulas. Cada uma dessas turmas é considerada multinível, ou seja, pode ser feita, tanto por pessoas estão começando a dança flamenca quanto aquelas que já possuem uma técnica mais apurada. Por que isso? Porque os exercícios oferecidos para as turmas visam múltiplos desenvolvimentos, sendo que o/a aluno/a contará com o apoio da professora para aproveitar a prática da forma mais eficaz possível.

Técnica de baile com castanholas

Este curso é voltado a todas aqueles alunos que desejam aprimorar sua postura e sua percepção rítmica estimulando, basicamente, coordenação motora, concentração e atenção. Também é muito recomendado às pessoas que estão matriculadas ou pensam em se matricular em algum curso de baile com castanholas. É importante mencionar que para participar dessa turma é fundamental que a pessoa tenha feito o intensivo de introdução às castanholas ou que já conheça as técnicas básicas para tocar este instrumento. 
No segundo semestre de 2019, as aulas serão oferecidas sempre às 3as das 18h10 às 19h, havendo possibilidade de formação de nova turma em caso de lista de espera com mínimo de 4 pessoas.


Técnica de taconeo


Elemento supervalorizado no flamenco atual, o sapateado vem exigindo cada vez mais força, precisão e velocidade. Por isso, além das aulas de técnica ministradas concomitantemente às coreografias, deixamos um horário reservado para quem deseja taconear ainda mais um pouco, durante 50 minutos semanais onde trabalharemos exercícios específicos para fortalecer os pés e pernas, o equilíbrio e o soniquete. Este semestre, as aulas de taconeo serão ministradas às 4as das 18h10 às 19h, havendo possibilidade de formação de nova turma em caso de lista de espera com mínimo de 4 pessoas.



Consciência Rítmica e Corporal


O curso de aperfeiçoamento da consciência rítmica e corporal tem como objetivo despertar em cada aluno a atenção e a concentração necessárias para que possam aproveitar ao máximo a técnica flamenca, o sentimento e a autoconfiança na hora de bailar. Trata-se de um curso para desfrutar o flamenco de uma forma leve, divertida e aprofundada, que pode ser feito complementarmente ou avulso. Este semestre, estamos introduzindo uma novidade ao curso, que é a apresentação de um cronograma de aulas temáticas para que os alunos saibam de antemão os assuntos que serão tratados de agosto a novembro. Confira aqui nossa programação:


1a quinzena de agosto: A estética da Dança Flamenca
2a quinzena de agosto: Fluidez nos passos durante execução coreográfica
1a quinzena de setembro: Exercícios para aprimoramento da coordenação motora
2a quinzena de setembro: Jogos sonoros e rítmicos voltados para o compas flamenco
1a quinzena de outubro: Técnicas de expressão corporal para bailes solenes
2a quinzena de outubro: Técnicas de expressão corporal para bailes de fiesta
1a quinzena de novembro: Estrutura coreográfica
2a quinzena de novembro: Estrutura coreográfica

No segundo semestre de 2019, temos confirmadas duas turmas de consciência: 2a às 18h10 e 5a às 20h. Por enquanto, não há previsão de novas turmas.


Palma e Compasso

Este é um curso voltado para formação de uma base rítmica sólida e com fins práticos, ou seja, durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de compreender os palos ministrados ao longo do semestre, praticar padrões de palmas solitários ou combinados, além de desenvolver uma percepção de como executá-las de acordo com cada estilo. Ao longo do 2º semestre de 2019, as aulas de palma e compasso serão oferecidas às 5as das 18h10 as 19h havendo possibilidade de formação de nova turma em caso de lista de espera com mínimo de 4 pessoas.


Cultura Flamenca

Ao longo do 2º semestre de 2019, o curso de cultura flamenca será dedicado ao Cante, onde iremos apresentar os estilos mais emblemáticos, sua geografia e história, principais intérpretes, sua paisagem sonora, métrica e letra. 


Este curso foi elaborado a partir do material formativo desenvolvido pelo musicólogo Faustino Núñez, com quem as professoras da escola tiveram a oportunidade de concluir, em 2017,  uma formação a distância com duração de 10 semanas em História do Flamenco e Teoria Musical do Flamenco oferecido pela instituição Taller de Músics.

Os encontros serão realizados às 3as das 20h às 21h, com possibilidade de organizarmos até 3 encontros externos nas sextas ou sábados, a depender da disponibilidade da turma.




Ficou interessada/o em participar de alguma dessas turmas? Envia um Whatsapp pra gente: 61 999017374. Em alguns dos cursos, é possível inscrever-se em aulas avulsas ou meses específicos.
Link para visualizar a grade de cursos regulares: www.oficinaflamenca.com.br/horarios

A OF está na CLN 110 bloco A lojas 73/77 subsolo, Brasília DF.

Comentários