Flamenco Hoy

Pessoal, vale a pena ler a crítica publicada no DeFlamenco sobre o espetáculo Flamenco Hoy dirigido por Carlos Saura, que estreou dia 19 em Madri e segue até 23 de agosto na capital espanhola.

"Si a mediados de los noventa Carlos Saura hizo en su película un retrato amplio del flamenco en ese tiempo (de Belén Maya al Agujetas, de Manzanita a Matilde Coral, etc), en este espectáculo nos muestra una nutrida representación del presente y del futuro del flamenco."

Os vídeos a seguir mostram pequenos trechos do show. Um deles (postado pelo site DeFlamenco) mostra um arranjo bem moderno feito para as Sevillanas Corraleras. Está lindo! Mas, é impressionante ver o ritmo com que as mudanças chegam ao flamenco a cada dia!





Comentários

giovana disse…
Meninas, por enquanto, só consegui ver o trecho da sevillanas. Achei lindo ... é diferente, mas não perde a estética do flamenco. Inova, mas não desconstrói o baile. Tomara que o restante tenha sido assim também ... e que sejam postados logo MUITOS outros trechos do espetáculo, né?! rsrs
Patrícia disse…
O que mais me chamou atenção foi a quantidade de arranjos e possibilidades dadas ao baile por sevillanas. Isso me agradou bastante! Além do mais, achei que ficou despojado, alegre! Gostei muito e fiquei bastante curiosa para ver outros trechos do espetáculo.
No entanto, eu devo admitir que o flamenco "démodé", por enquanto, continua me causando bem mais impacto. rsrsrs
Prefiro um Livro disse…
Achei linda essa sevillana! Tão alegre! Dá vontade de bailar junto!
Tomara que postem mais trechos... fiquei curiosa!
Renata El-moor disse…
Parece que foi bem interessante! As sevillanas corraleras também foram apresentadas no filme Sevillanas do Carlos Saura.... segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=p6hYA-w6Onk

Um contexto bem mais genuíno.... Pra quem não sabe, as sevillanas corraleras são mais populares na cidade de Lebrija e remetem ao século XIX. Dizem que as primeiras foram escritas por Garcia Lorca. Estão ligadas à tradição da festa das "Cruces de Mayo". Apesar de ser uma festa religiosa, algumas sevillanas corraleras têm uma letra engraçada, com duplo sentido. São cantadas e dançadas nas ruas. Seu ritmo é mais rápido e a sevillana é bailada diferente, com saltinhos.... lembra a jota!
From Brazil. disse…
Eu tive a oportunidade de ver toda a apresentação na íntegra no you tube, mas infelizmente não está mais disponível, é simplesmente uma obra-prima do flamenco contemporâneo, brindando mais uma vez todo o talento do maravilhoso Carlos Saura.