Flamenco Hoy
Pessoal, vale a pena ler a crítica publicada no DeFlamenco sobre o espetáculo Flamenco Hoy dirigido por Carlos Saura, que estreou dia 19 em Madri e segue até 23 de agosto na capital espanhola.
"Si a mediados de los noventa Carlos Saura hizo en su película un retrato amplio del flamenco en ese tiempo (de Belén Maya al Agujetas, de Manzanita a Matilde Coral, etc), en este espectáculo nos muestra una nutrida representación del presente y del futuro del flamenco."
Os vídeos a seguir mostram pequenos trechos do show. Um deles (postado pelo site DeFlamenco) mostra um arranjo bem moderno feito para as Sevillanas Corraleras. Está lindo! Mas, é impressionante ver o ritmo com que as mudanças chegam ao flamenco a cada dia!
Comentários
No entanto, eu devo admitir que o flamenco "démodé", por enquanto, continua me causando bem mais impacto. rsrsrs
Tomara que postem mais trechos... fiquei curiosa!
http://www.youtube.com/watch?v=p6hYA-w6Onk
Um contexto bem mais genuíno.... Pra quem não sabe, as sevillanas corraleras são mais populares na cidade de Lebrija e remetem ao século XIX. Dizem que as primeiras foram escritas por Garcia Lorca. Estão ligadas à tradição da festa das "Cruces de Mayo". Apesar de ser uma festa religiosa, algumas sevillanas corraleras têm uma letra engraçada, com duplo sentido. São cantadas e dançadas nas ruas. Seu ritmo é mais rápido e a sevillana é bailada diferente, com saltinhos.... lembra a jota!